quinta-feira, 3 de novembro de 2011

HAND MAKE

Os trabalhos manuais produzidos no Brasil, vem de muito antes dele ser colonizado, sendo os índios nossos primeiros artesãos. 

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de diversas famílias e comunidades, fazendo parte do folclore. Revelando usos, costumes, tradições e características de cada região.

Em vários lugares do nosso país existem as rendeiras que dedicam-se a desenvolver rendas feitas a mão.

renda feita a mão


Além do crochê...outros entrelaçamentos de fios como o tricô e o tressê, são técnicas de fazer arte com as mãos.


Crochê

O crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da renda. 




Marcas internacionais e nacionais apostam no crochê.

























Tricô 

Historiadores acreditam que a técnica teria nascido  no Mediterrâneo, tendo se espalhado pela Europa por meio dos belgas, e então para todo o mundo.

O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de  ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um tecido que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô.





Tricot de varios jeitos













Tressê


Trata-se de um trançado de tiras de couro ou de outros diversos materiais, podendo variar entre tiras largas ou estreitas. Podendo ainda ser feito com tiras de diferentes espessuras, sem acabamento, com bordados, entre outras muitas formas.



Tressê  em cintos, roupas, sapatos e acessórios...














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails