segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COLOR BLOCKING

A história do color blocking é bem antiga, vem do movimento artístico chamado de modernismo, da primeira metade do século XX, e se desenvolveu dentro da escola Bauhaus, envolvendo arquitetura, literatura, design, pintura, escultura, teatro e a música. 

Escola do modernismo seculo XX - Bauhaus


Os artistas expressionistas que influenciaram nesta época foram:  Mark Rothko e  Piet Mondrian. Usaram em suas obras de arte uma estética simples porém complexa, misturando cores primárias e fortes ressaltando as  divergências, mas com estudo na teoria das cores.

Obras de Rothko 



Obra de Mondrian 

"Composição A"

Através do estudos das cores, laranja com rosa, roxo com azul, amarelo com vermelho, mesmo em composições de  cores fortes tem que ter harmonia na combinação.


  • Cores amigas
  • Cores opostas 


As cores amigas são aquelas que estão mais próximas uma das outras. Usar cores que são parecidas entre si é ideal para quem não quer ousar no visual, mas quer estar na moda.

Cores opostas são vivas, com nuances diferentes porém próximas.

Exemplo: 



Nos anos 60 o estilista Yves Saint Laurent ousou em tirar essas cores da tela e passar pra a roupa, virando história na moda.


  Quadro  "Composição A" de Piet Mondrian e Vestido de Yves Saint Laurent dos anos 60


De tempos em tempos a moda interage com a arte para buscar referências. A moda hoje ainda busca inspirações na arte, música, pintura e etc...


Confira Rothko e Mondrian em várias coleções, grandes marcas usam e usaram essas inspirações para fazer coleções coloridas e divertidas !!!!!


Nike e All Star






Sapatos 










Maquiagem 






Nas passarelas, marcas como Gucci, Marc Jacobs, Moschino, Dior entre outras usaram a cartela de cores para criar a coleção.


Na Gucci, a estilista Frida Giannini criou peças  bem coloridas !!!



Outras marcas que se inspiraram na cartela colorida:




Editorial


Nas ruas












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails